A região da Andaluzia (clicar para ir ao mapa com sua localização) é uma porção da Espanha que se destaca por sua rica história, além de ser um ponto de entroncamento com outros locais de importância vital, com os quais se interligava objetivando principalmente a ampliação do comércio e, ao mesmo tempo, de onde partiram e/ou chegaram embarcações com o intuito de desvendar novas terras. Estive lá pela primeira vez em 2009, e como sou um viajante que ama retornar aos lugares marcantes e ficar relembrando as emoções vividas, pois gosto muito de recordar os momentos tocantes do passado, quis voltar. Espero, neste post, descrever minha experiência agradável vivida na cidade de Cádiz (clicar para ir ao mapa com sua localização), localizada no litoral sudoeste da Espanha, com o enorme privilégio de estar situada num ponto estratégico às margens do oceano Atlântico. Foi uma grande surpresa e satisfação estar num local excepcional e que me provocou uma sensação bastante inesquecível, principalmente com os lindos pores do sol que, por dois dias, tive o prazer de vivenciar. Foi lindo!

Cádiz me impressionou bem antes de viajar, pois, ao começar a preparar um roteiro, fui percebendo que era uma bela cidade, com um patrimônio histórico bem preservado. Gades, em latim, sempre foi marcada pela sua situação estratégica militar e comercial. Atravessada pelo oceano Atlântico e próxima do mar Mediterrâneo, foi, durante séculos, um dos mais importantes e antigos assentamentos fenícios do Ocidente. Nos primeiros anos da ascensão do Império Romano, Cádiz foi anexada por Roma e floresceu, possuindo prédios típicos dessa civilização, tais como: anfiteatro, teatro, fórum, aqueduto e outros. Desde a sua fundação, foi sempre assim, uma cidade dedicada ao mar e ao comércio. No auge dos mouros, a cidade foi ocupada por dinastias islâmicas do norte da África que legaram uma estrutura arquitetônica com portas, resquícios de muralhas e torres oriundas desse período, entre o séc. XII até a expulsão dos mouros pelos cristãos espanhóis.

Guardo boas lembranças da viagem à Andaluzia em 2009, mas foi somente agora, em 2022, que, ao planejar uma viagem de doze dias pela região, incluí Cádiz no roteiro, e confirmo que foi uma escolha muito satisfatória. Começo a esclarecer que fiquei dois dias em Cádiz, mas procurei um hotel bem no centro histórico, para onde me dirigi e logo deixei o carro alugado, somente recorrendo a ele para sair da cidade em direção de Arcos de la Frontera. No Centro já há muito o que ver e desfrutar, sendo assim, espero apresentar dicas com pontos que confirmem que a cidade de Cádiz possui um encanto peculiar, despertando o desejo de conhecê-la.

Porta de entrada de Cádiz e parte das muralhas mouras.
Gran Teatro Falla, de arquitetura mourisca no estilo neo-mudéjar, inaugurado em 1905. As fachadas são de tijolo vermelho, com três portas com arcos em ferradura.
Paseo de Carlos III e o belo pôr do sol em Cádiz.
Convento de São Francisco num momento de passeio noturno.
Bela entrada de um hotel de Cádiz.

Alguns momentos se destacaram na minha estada em Cádiz: o pôr do sol visto desde o Paseo de Carlos III (avenida costeira), o passeio noturno pelas ruas, a catedral e a subida da torre do Relógio, vislumbrando uma espetacular vista da cidade, e o caminhar pelos belos jardins costeiros, com paradas para momentos de apreciação de um café, um vinho ou um Aperol Spritz.

Vou começar a ressaltar a incrível subida das tantas escadas da torre del Reloj (torre do Relógio) da Catedral de Cádiz (clicar para ir ao mapa com sua localização). A vista é deslumbrante e se tem um giro de 360º. Pensei que não fosse alcançar a torre sineira, mas os comentários de turistas que desciam me fizeram criar forças e continuar subindo, e que bom que perseverei, pois não me arrependi. O melhor é curtir as fotos que separei da Catedral, da torre, do campanário e dos sinos. Essas fotos são de um esplêndido final do dia, numa Cádiz linda, com um céu limpo e azul.

A Catedral Sagrada Imaculada de Cádiz.
Belo interior da Catedral de Cádiz.
O altar principal da Catedral.

Belas vistas desde a torre do Relógio da Catedral de Cádiz:

Quero tentar descrever um pouco do que vivi numa tarde de passeio pelos jardins da orla costeira. Tudo começou com uma temperatura agradável, céu limpo, brisa marinha e um belo visual da Baía de Cádiz. Almocei num restaurante perto do hotel e logo a seguir decidi fazer a caminhada, que sabia ser longa. Tudo muito bem cuidado, jardins, fontes, bancos em azulejos andaluzes, muretas da orla, caramanchão coberto de trepadeiras, belos bougainvilles, coqueiros etc. A orla é dividida por três áreas de jardins, o primeiro é o “Clara Campoamor”, com uma árvore centenária que domina uma parte do local. O segundo é o “Paseo de Carlos III”, ponto principal para assistir ao melhor pôr do sol de Cádiz e, bem provável, da Espanha. O portão principal para o terceiro e imponente jardim do “Parque Genovês” (clicar para ir ao mapa com sua localização) já te leva a um lugar mágico. Entre!

Portão principal para o imponente jardim do “Parque Genovês”.
Belas decorações em forma de monolitos em louvor a soldados de guerra.
Jardins, bougainvilles e coqueiros, tudo em perfeita harmonia.
O ponto máximo é a cascata e a ponte elevada do Parque Genovês.
Outra posição da cascata e da ponte elevada do Parque Genovês.
Desde a cova do Parque Genovês.
A grande e centenária árvore de ficcus do jardim “Clara Campoamor”.

Mas o melhor de tudo em Cádiz foi poder curtir um dos mais espetaculares pores do sol que já pude presenciar. Não é exagero, embora haja outros que rivalizem, como o de São Gonçalo do Rio das Pedras – MG. Pena que por aqui não seja possível publicar meus dois vídeos feitos em Cádiz, mas eles estão disponíveis no Instagram:   https://www.instagram.com/novosterritorios/. Busque-os e ficará maravilhado.

O momento do pôr do sol, por mais simples que seja, passa uma energia enorme, quando se fica pensando como é perfeita a natureza e entendemos que tudo é passageiro, devido ao movimento que a Terra faz em torno do astro, que fica ali parado, enquanto nós é que o sentimos cair num magistral horizonte. Quando o tempo ambiente está preparado, não tem nenhum defeito, tudo ocorre na maior perfeição. E foi assim que tive o prazer de viver dois dias inesquecíveis em Cádiz. No segundo dia, fiquei sentado num banco, no “Paseo de Carlos III” (clicar para ir ao mapa com sua localização), que reservei somente para mim. Eis como foi essa experiência.   

Nada como terminar um belo dia, depois de um lindo pôr do sol, com um bom vinho e sentindo a brisa da Baía de Cádiz.

Dessa linda cidade da Andaluzia, ainda não destaquei a sorte grande que tive ao escolher para minha estadia o Alquimia Hotel Cádiz, muito bem localizado no centro histórico e ao lado da orla costeira. Foi excepcional, com tudo de primeira, um serviço de categoria cinco estrelas, num lindo prédio com instalações modernas e com uma gentileza sem igual dos donos, que me colocaram na suíte principal, um quarto de frente e superconfortável. Além de toda essa surpresa, tive o mais importante: o carinho e a hospitalidade dos funcionários, sempre amáveis. Para aguçar um gostinho de que, indo a Cádiz, não pense em outro hotel, senão no Alquimia Hotel Cádiz, na calle Santiago Terry, nº 9: https://www.hotelalquimia.com/.

Alquimia Hotel Cádiz, na calle Santiago Terry, nº 9.
Suíte do Alquimia Hotel Cádiz.

Que tal, então, fazer uma visita a Cádiz? Estou pensando em voltar à Europa em outubro, mas, se não for possível, numa nova oportunidade voltarei para ver novamente esse lindo pôr do sol, pois a Espanha não é um destino tão caro e na elegante cidade de Cádiz você pode encontrar locais com bons preços. A cada ida que passo pela Espanha vou ficando sempre mais um pouco apaixonado por esse país. Visite Cádiz!

Compartilhe com os seus amigos.
Share on Facebook
Facebook
Email this to someone
email
Share on LinkedIn
Linkedin
Print this page
Print

3 thoughts on “Cádiz – dias de sol a sol.”

  1. Amei , Parabéns !!! Como sempre vc escreve muito bem , linda a igreja , o jardim , o por do sol magnífico !!! Conheço pouco da Espanha , na próxima oportunidade vou visitar Cádiz , obrigada pela dica !!!

Gostou? Deixe aqui o seu comentário.