Algumas dicas para que todos tenham uma excelente viagem foram relatadas na primeira postagem sobre o assunto, mas, ainda assim, senti que precisava escrever um novo post para aqueles viajantes que ainda se enrolam na hora de planejar e organizar a viagem.

Avião da Georgian Airways em que viajei de Tbilisi para Barcelona.

Então, vou apresentar um planejamento da maneira como organizo minhas viagens. Vamos lá:

1 – Para que se consiga bons preços nas passagens aéreas e nos hotéis, o planejamento deve começar uns 6 meses antes da previsão da viagem.

Foto do site: https://resolvevoo.com.br/wp-content/uploads/2019/10/nome-incompleto-ou-errado-passagem-aerea.jpg

2 – O site Google Voos (https://www.google.com.br/flights/) é o que prefiro para encontrar bons preços de passagens aéreas, pois ele pode lhe proporcionar múltiplos voos, voos de ida e volta ou voo só de ida em separado. Gosto sempre de abrir várias páginas desse site para ir avaliando as melhores opções de preços, datas, empresas aéreas, escalas etc. Caso precise entender como utilizar o site, veja o vídeo abaixo:

3 – O site Booking (https://www.booking.com/) é aquele que sempre busco para selecionar minha hospedagem. Como acredito que durante o planejamento da viagem algumas mudanças de rumo podem acontecer, prefiro sempre optar por uma reserva com cancelamento gratuito e sem pré-pagamento, assim, numa situação imprevisível, não terei problema de perder dinheiro com uma reserva indesejada.

4 – O site Google Maps (https://www.google.com.br/maps/) é alvo de busca em todos os momentos nas pesquisas anteriores. Ele serve bastante para que se possa conhecer a distância e a localização dos pontos importantes da cidade escolhida para se visitar e ainda tem um dispositivo que possibilita visitar as ruas e praças de cada cidade. Assim você avalia a localização do hotel onde pretende se hospedar. É ótimo também para se avaliar a rota mais prática de translado do aeroporto, da estação de trem ou de ônibus até o hotel. Enfim, o Google Maps é de extrema importância para um adequado planejamento de viagem.

5 –  O site Rentalcars (https://www.rentalcars.com/) é o que mais gosto para fazer as pesquisas de aluguel de automóvel para a viagem. Infelizmente novas regras foram implantadas, a partir de 2018, fazendo com que todas as reservas tenham que ser pagas antecipadamente, mas, normalmente, cada viajante tem até 48 horas, antes de levantar o carro, para fazer o cancelamento e reaver o valor investido, caso seja necessário. Apesar de essa situação nunca ter ocorrido comigo, entendo que a reserva de um carro precisa ser muito bem pensada, pois depois da escolha é difícil voltar atrás. Em algumas situações o viajante pode alterar o local de levante e/ou aumentar ou diminuir os dias da reserva. O site Rentalcars possui telefones de SAC.

6 – Ter um cartão de crédito Visa Platinum lhe assegura muitas vantagens, por exemplo:

a – Ao comprar as passagens aéreas utilizando o cartão, o viajante, familiares e dependentes terão direito a emitir, próximo à viagem, a Apólice de Seguro Viagem, assim como o Seguro de Veículos de Locadora. Esse benefício é muito importante já que você não precisa aceitar o seguro parcial ou integral de danos e colisão das locadoras, do tipo CDW/LDW. Caso não possua um cartão de crédito especial, indico a Agência de Viagens Alex & Thur para a contratação da Apólice de Seguro ou qualquer serviço para sua viagem.

Informações do Visa: Site do Visa:

www.visa.com.br/portaldebeneficios

Telefone: 0800 891 36 79

b – O portador do cartão Visa Platinum possui um canal importante no planejamento, na remarcação ou no cancelamento da viagem. É um ganho muito importante, pois, caso esteja em apuros, principalmente neste momento de pandemia, ter apoio e orientação abalizada é a garantia de que tudo será resolvido da melhor forma possível. Eu tenho experiência e particularmente me utilizo muito do suporte que se denomina Visa Concierge. Inicialmente indico o site: www.visadigitalconcierge.com . Quando se faz o primeiro contato junto ao site, o beneficiário do cartão deve fazer um cadastro adicionando e-mail e criando uma senha.

Informações do Visa Concierge:

E-mail: visaconcierge.br@visaconciergelac.com

Telefone no Brasil: 0800 772 78 11

Telefone do exterior: (005511) 4196 8188

c – Toda a equipe do Visa Concierge merece elogios, pois são extremamente educados, inteligentes, solícitos, agradáveis e preocupados com nossas agruras e apuros que, às vezes, achamos que não conseguiremos resolver. Mas eles, sempre que possível, nos trazem a solução. Parabéns, equipe!!!

d – Para informar aos seguidores que acompanham o blog, acho interessante explanar a minha boa relação com o Visa Concierge. Atualmente alguns atendentes já até me conhecem, sabem do meu blog e até trocamos figurinhas. Vou descrever uma situação difícil que me ocorreu e que eles resolveram.

Por problemas de tempo e situações inusitadas, fui obrigado a reservar 10 dias em Barcelona pelo “Airbnb”, com tarifa moderada e pagamento adiantado, no valor de R$ 3.059,15. Veio a pandemia, não pude viajar, resolvi cancelamentos dos voos – uns eu recebi reembolso e outros, voucher para viajar no futuro -, mas com o “Airbnb” foi muito complicado, pois depois que eu achava que tudo estava resolvido eles voltaram a me cobrar. Fiquei chateado, mas com a ajuda do Visa Concierge consegui acertar recentemente o problema que se postergou por cinco meses. Dica importante: 

RESERVE O HOTEL EM SITE QUE ACEITE CANCELAR GRATUITAMENTE, E SEM PRÉ-PAGAMENTO, PAGANDO NA ACOMODAÇÃO. NESTE CASO A SOLUÇÃO ESTÁ NUM CLICK, E VOCÊ RESPIRA.

7 – Sempre elaboro um roteiro das cidades ou lugares para onde viajo. Para tal tarefa costumo buscar várias fontes, mas o primeiro passo é digitar o nome do lugar no  Google e verificar nos resultados os sites que me servem para arrolar os pontos de interesse, priorizando bons restaurantes, museus importantes, locais históricos, prédios ou moradias com destaques de estilos arquitetônicos, ruas ou cantinhos peculiares, principalmente se for o caso de cidades ou vilas medievais. Enfim, eu vou listando tudo aquilo que creio ser de grande interesse. É claro que pesquiso guias de viagens, principalmente os da Editora Folha de São Paulo, pois são bons e bem práticos.

a – Este é um modelo de roteiro bem elaborado que eu preparei para uma nova viagem a Geórgia, que  estava programada para acontecer  do dia 20 de maio até 1º de junho de 2020, mas que foi preciso cancelar em função da pandemia. Eu já conheço a linda Geórgia, mas para essa nova viagem tão desejada eu elaborei um bom roteiro, discutindo detalhes com um guia georgiano que fala espanhol e que seria um suporte incrível, mas não foi possível viajar. Espero voltar, se não for em novembro de 2020, certo que irei em maio de 2021. É um país dos sonhos, onde vivi situações incríveis.

ROTEIRO DA REGIÃO DE KAKHETI E KAZBEG (GEÓRGIA).

1 – Em Tsinandali, uma aldeia histórica em Kakheti, perto da cidade de Telavi visitarei:

a – O Museu Casa de Alexander Chavchavadze, um poeta aristocrático;

b – Uma adega do século XIX, que é realmente única;

c – A vinícola Schuchman Wines Chateau.

Para ver: https://www.itinari.com/pt/tsinandali-a-historical-village-in-kakheti-yoji

Museu Casa de Alexander Chavchavadze.

2 – Gremi é um monumento arquitetônico do século XVI – a cidadela real e a Igreja dos Arcanjos – em Kakheti. Está ao norte de Telavi.

O complexo é o que sobreviveu da outrora florescente cidade de Gremi e está localizado a sudoeste da atual vila de mesmo nome no distrito de Kvareli.

3 – A cidade de Kvareli é famosa pelas suas adegas e tradições vinícolas centenárias. O vinho tinto semi-doce “Kindzmarauli” é o favorito.

4 – A vinícola “Khareba”, perto de Kvareli, oferece uma experiência única – passeio no misterioso túnel (Gvirabi) que foi inaugurado em 1962 e tem quase 8 km de extensão.

a – Pode-se participar do processo de fazer pão e churchkhela (doce nacional). Você também pode saborear a Chacha Georgiana (vodka) e ter um saboroso jantar georgiano em seu restaurante com as belas vistas da cachoeira e jardim mágico.

5 – O Mosteiro Nekresi fica a apenas 10 minutos de distância de Gremi. Impressionantes vistas do Vale de Alazani. O mosteiro fica localizado numa colina, então tem que acessá-lo de carro até onde se possa alcançar, depois caminha-se por 1,5 km a pé.

6 – A aldeia de “Velistsikhe” ou Mukuzani, em Kakheti.

a – A antiga adega é a “Numisi Wine Cellar”, onde se pode degustar um vinho incrível. Os visitantes também podem tomar um copo de conhaque com 15 anos de idade e experimentar muitos alimentos tradicionais georgianos.

A Adega do vinho “Numisi Wine Cellar”.

b – O visitante pode conhecer a Velistsikhe Veranda Wine Cellar, outra boa adega em Mukuzani.

O endereço é: 11 Monk Theodore Str, Velistsikhe, Geórgia

7 – Em Kazbeg, com o suporte de um guia em espanhol visitarei:

a – A Igreja ortodoxa de Sameba Gergeti, no alto da colina;

b – O Forte Ananuri;

c – A Garganta de Dariali;

d – Caso o tempo alcance e esteja bom, visitaremos o povoado de Juta, o problema é a precariedade da estrada.

8 – Também tem a proposta de visitar o povoado de Sagarejo, onde a família do guia tem uma vinícola familiar.

9 – Desejo muito visitar o Mosteiro de Alaverdi, que se localiza a noroeste de Telavi.

Que tal, gostaram do Roteiro de Kakheti?

Mosteiro de Alaverdi, que se localiza a noroeste de Telavi.

8 – Vamos agora comentar sobre as comodidades de uma viagem para que ela se torne tranquila, sem atribulações e em sintonia com o grande objetivo de viajar, que é sentir prazer e ser efetivamente feliz. A escolha do lugar desejado é muito importante. Eu, particularmente, fiz minha primeira viagem a Europa em 1995, e Paris estava na lista, com certeza. Cada um eleje o seu território preferido.

SINTA O PRAZER QUE É VIAJAR. TENTE DESVENDAR AQUILO QUE DE MAIS FORTE EXISTE NO SEU INTERIOR. AO VIAJAR VOCÊ VAI TRANSMUTAR E ENCONTRAR NOVAS NATUREZAS DENTRO DE SI E QUE VOCÊ DESCONHECIA. VIAJE!

Paris é uma viagem imprescindível. O Arco do Triunfo iluminado aumenta a beleza da cidade.

Foto do site: https://www.bvjhostelparis.com/pt/os-champs-elyseesem-paris-a-avenida-mais-bonita-do-mundo/

a – Escolher os parceiros de viagens é muito importante, mas muito mesmo. Não quero desanimar ninguém, mas uma escolha mal feita de um(a) companheiro(a) pode acabar por completo com todo o planejamento de uma viagem. Cuidado! Eu não costumo viajar em grupos grandes, não gosto de maneira alguma, prefiro um grupo de 2, 3 ou,  no máximo, 4 pessoas. E também viajo muito bem sozinho. Adoro!

Em 2019 fiz uma viagem, sozinho, de 73 dias pela Europa. Adorei!

9 – Momentos inesperados numa viagem sempre podem acontecer, e o melhor a fazer é ter paciência e se preparar de forma consequente para resolver o problema e superá-lo com tranquilidade, mesmo que seja uma situação delicada. Esse tipo de iniciativa não se planeja, tem que ser colocada em prática de maneira que a viagem continue da melhor forma possível. Nada pode prejudicar uma viagem.

SEMPRE MANTENHA A CALMA, NADA ESTÁ TÃO PERDIDO QUE NÃO POSSA SER RESOLVIDO, PIOR SERIAM SITUAÇÕES INESPERADAS E SEM SOLUÇÃO!

Portanto, um planejamento minucioso de uma viagem não é uma tarefa fácil, e sua organização deve ser exercida por cada viajante, nos mínimos detalhes. O importante é organizá-la calmamente por um longo período.

Malas leves e objetos bem selecionados para uma viagem.

Ao relatar minha experiência de planejar e organizar uma viagem, mesmo sabendo que cada viajante tem um método próprio de estruturar sua jornada, espero ter dado dicas para que cada um possa ser feliz nessa empreitada, ainda que estejamos vivendo momentos de pandemia. Acreditemos que vai passar, e logo viajar voltará a ser algo possível para aqueles que desejem viver essa experiência. Ah, sim, uma boa dica é:

DEIXE SEU DESEJO BATER MAIS FORTE E ZARPE. DESCUBRA NA SIMPLICIDADE DOS ELEMENTOS VISUALIZADOS, NAS DIFERENTES PAISAGENS, QUE CADA DETALHE TEM SUA HISTÓRIA E ALI ESTÁ PARA LHE ACARINHAR. RETRIBUA SORRINDO E SEJA FELIZ.

Para dar um certo entusiasmo aos meus seguidores viajantes, selecionei quatro momentos de minhas viagens que certamente me provocaram aquela boa sensação de felicidade de estar ali naquele momento. Vivencie.

Salento, Quindio – Colômbia.
Tiradentes, Minas Gerais.
Minha paixão: Igreja de Saint-Gervais, em Paris, França.

A imagem de destaque do texto foi retirada do site: https://www.planetapop.com.br/viagens-para-fazer-nos-feriados-de-2018/

Compartilhe com os seus amigos.
Share on Facebook
Facebook
Email this to someone
email
Share on LinkedIn
Linkedin
Print this page
Print

2 thoughts on “Dicas, planos e orientações para uma incrível viagem”

    1. Valeria, se eu entendi você gostaria de dicas para viajar para a Colômbia??? Eu já postei dois textos da Colômbia, um de Bogotá e outro de Villa de Leyva e neles eu descrevo minhas viagens e indico pontos turísticos importantes. Procure em Boas Dicas, Países, Colômbia e verás os dois textos. Obrigado pelo comentário.

Gostou? Deixe aqui o seu comentário.