Depois desse período de afastamento das viagens por conta da pandemia, nada melhor do que poder voltar a viajar e conjugar passeios naturais, vivências culturais, excepcional gastronomia, celebrações e envolvimento social num lugar que prima por oferecer um calendário repleto de festas religiosas e/ou populares que se perpetuam há séculos na vida cotidiana da linda cidade colonial de Paraty (clicar para ir ao mapa de localização da cidade). As festas religiosas em Paraty, como a de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito – surgida em 1750 -, começaram a acontecer juntamente com a criação das irmandades vinculadas a cada uma das congregações religiosas. E essas irmandades surgiram, inclusive, para, dentre outras tarefas, organizar essas festividades.

Imagem pictórica da Festa de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito.

Neste post eu pretendo destacar as festividades que dão vida à cidade e a colocam no patamar de importante polo turístico no Brasil, recebendo visitantes de vários pontos do país, assim como muitos estrangeiros.

Antes de explanar sobre a Festa de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, acho importante ressaltar alguns aspectos da Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, localizada na rua do Comércio, de frente para a rua Dr. Samuel Costa, no ponto mais central do Centro Histórico, e hoje é conhecida simplesmente como Igreja do Rosário. Em 1725 foi iniciada a sua construção, tendo sido reconstruída anos mais tarde, em 1757. A Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e de São Benedito dos Homens Pretos de Paraty foi criada em 20 de agosto de 1750 como uma entidade de suporte às atividades do templo, que foi destinado aos escravos que ajudaram na sua construção.

Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, em Paraty, ao anoitecer.
Fachada da Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, em Paraty.

A Festa de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, que vai ocorrer entre os dias 12 e 21 de novembro, é uma festa religiosa bem interessante e com muitos atrativos, não somente por agregar um bom número de pessoas, mas por demandar intensa preparação por parte da comissão coordenada pelo festeiro, durante todo o ano que a antecede. A celebração é composta de diferentes formas de expressão: ofícios, práticas religiosas, missas, ladainhas, a coroação do rei do Congo e sua esposa – a rainha, e a procissão onde os devotos carregam as imagens dos santos homenageados em belos andores ornamentados com flores doadas pelo povo de Paraty, desde a casa de um fiel até a igreja. Para que tudo saia na mais perfeita ordem, sua realização mobiliza uma significativa solidariedade, com doações por parte dos fiéis, sejam espontâneas ou motivadas por eventos que produzem uma enorme sociabilidade entre os moradores de Paraty. Essa festa começou a ser organizada desde a segunda metade do séc. XVIII e, mesmo que não tenha ocorrido em alguns anos, já deve ter sido realizada umas 250 vezes, sempre no mês de novembro.

Procissão com os devotos carregando as imagens de Nossa Senhora do Rosário e de São Benedito nas ruas do Centro Histórico de Paraty.

É característico do território brasileiro a existência de  igrejas pertencentes a irmandades de escravos, sendo comum que sejam consagradas à Nossa Senhora do Rosário ou a São Benedito. Este, por exemplo, foi um frade que nasceu e viveu na Sicília (Itália). Sua ascendência africana fez com que  passasse a ser o padroeiro dos escravos no Brasil desde o século XVII.

Para que eu pudesse trazer até aqui toda a grandeza da Festa de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, estive em Paraty no início de agosto e tive o prazer de estar com os festeiros (Roberta Sousa – @ro1981moreira e Flávio Pires –  @flaviopires2019), que já haviam sido indicados, desde 2019, para a organização da festa no ano de 2020, mas que, por motivos óbvios, não ocorreu. Com efeito, percebi nesse contato que os moradores de Paraty adoram festejar, confirmando algo que já supunha: Paraty é uma cidade festeira. O que ocorre nesses momentos é muito mais do que uma exibição com o intuito de vitalizar o turismo, então se pode dizer que as festas de Paraty são atividades que remontam, recriam e perpetuam a identidade local.

Rua com calçamento de pé de moleque, em Paraty, cidade que se caracteriza por ter um calendário de festas o ano todo.

Foto do site: https://estrelatours.com.br/blog/detalhes-do-centro-historico-de-paraty-o-tracado-das-ruas/.

Caminhar à noite por Paraty é sempre instigante, pois cada rua tem o seu mistério.

Na presença dos festeiros Roberta e Flávio, pude verificar uma enorme entrega e dedicação para que a celebração aos santos permaneça viva, fazendo com que os rituais religiosos do passado se entrelacem no presente para que aumente a devoção religiosa na cidade. Percebe-se que a comunidade renova seus laços com o sagrado, ao mesmo tempo que reforça seus vínculos sociais e exalta sua fé. A preparação para a festa permite que haja espaço para o lazer e para o divertimento, coexistindo uma forte confraternização entre os paroquiais.

Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, em Paraty, à noite.
Interior da Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito.

Foto do site: https://pt.wikipedia.org/wiki/Igreja_de Nossa_Senhora_do_Ros%C3%A1rio_e_S%C3%A3o_Benedito_(Paraty)

Altar da Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito.

Muito eu poderia dizer sobre as festas que homenageiam santos em Paraty, ou mesmo sobre o papel das irmandades. Mais importante é, no entanto, destacar a beleza dos rituais e do palco ímpar que é essa cidade colonial, onde as festas seculares se mantêm para estreitar os elos de união e preservação das tradições religiosas implementadas desde o período colonial.

O andor com rosas amarelas de São Benedito no momento da procissão.

Foto do site: http://mapadecultura.com.br/manchete/festa-de-sao-benedito-e-de-nossa-senhora-do-rosario.

Nas vezes em que estive em Paraty, antes dessa última em agosto, somente me lembro de ter entrado na igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito uma única vez, ainda que  recordasse que era uma igreja simples e que exercia uma aura positiva.

Importante ressaltar que todas as peças que integram essa festa (incluindo as utilizadas na coroação do rei do Congo e sua esposa – a rainha) pertencem à Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios e são parte do acervo do Museu de Arte Sacra. Confeccionadas em prata repuxada, as peças são emblemáticas na comunidade e todo ano são utilizadas nesses festejos e nas procissões.

Altar de São Benedito.
As belas ruas de Paraty, diferentemente da foto, ficam bem cheias nos dias de festas. Foto: Rafael Henrique Meireles.

Mesmo forçados a aderir ao cristianismo, os negros que vieram para o Brasil escravizados não abandonaram suas tradições e mesclaram-nas à doutrina cristã. Nesse processo de adaptação às novas regras impostas pelo colonizador branco, na maoiria das vezes os negros escravos ficavam à margem, entretanto, na Festa de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito eles são os protagonistas, ao contrário das outras festas que sequer podiam participar. Como um testemunho da mescla das tradições negras com o cristianismo, a coroação do rei do Congo e sua esposa é um dos momentos mais ricos culturalmente, evidenciando simplicidade, mas conservando a grandiosidade e beleza da cultura negra.

O rei Congo e sua esposa, a rainha, são coroados na Festa de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, em Paraty.

Foto do site: http://www.paratyonline.com/jornal/tag/festa-de-nossa-senhora-do-rosario-e-sao-benedito-em-paraty/

Creio que o melhor mesmo para conhecer a força do ritual religioso e sentir como o povo de Paraty se envolve de forma efetiva nesses momentos de festa é estar presente na que vai ocorrer do dia 12 ao dia 21 de novembro próximo. Eu já estou com minha pousada reservada e estarei na cidade entre os dias 16 e 22 de novembro. Vamos?

Acho importante comentar que um ponto abordado pelos festeiros que entrevistei foi, para mim, muito expressivo. Disseram eles que a forma de agradecer por uma graça alcançada faz com que um devoto abrace com muito mais fervor um trabalho voluntário ou o apoio financeiro, almejando o sucesso da festa. Portanto, tudo que se vê nessas celebrações festivas tem nos bastidores a dedicação desmedida de muitos que, de forma invisível, se empenham bastante.

Linda pintura naif de Rodrigues Lessa, artista de Avaré (SP). “A coroação do Rei Congo e sua esposa”. Pintor: @rodrigues_lessa.
O belo casario de Paraty fica enfeitado com estandartes de Nossa Senhora do Rosário ou de São Benedito no dia da festa.
Um dos pontos mais emblemáticos de Paraty é a rua do Fogo, por ter sido a antiga rua das prostitutas no período colonial. Ela tem sua beleza.

Aspectos do ritual religioso da Festa de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito:

  1. A casa do festeiro tem de ser grande.
  2. As mucamas têm de ter saia longa.
  3. A rainha pode ser uma senhora ou uma moça. Rei e rainha não podem ser brancos.
  4. A festa é protagonizada por negros, mas reúne devotos de todas as etnias.
  5. A comunidade produz uma mesa de doces, o almoço e o cachorro-quente para os quais os devotos ajudam como podem.
  6. Todos se unem em comissão para a celebração que perdura por nove dias, já que ocorrem novenas durante esses dias.
  7. A festa tem seu ponto alto no domingo do Cristo Rei, que, neste ano de 2021, será no dia 21 de novembro.
  8. Na procissão de encerramento as imagens dos santos são levadas até a Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, na presença de mais de 200 coroinhas seguindo o rei e a rainha do Congo.
  9. O padre celebra: “Nossa Senhora do Rosário, rogai por nós. São Benedito, rogai por nós”, alcançando a multidão de devotos que vão se juntando ao cortejo. A cidade reza.
  10. Depois da procissão e da missa solene, o festeiro que será escolhido para organizar a próxima festa recebe a bandeira e as imagens, que ele guarda até o ano seguinte.
  11. Com danças folclóricas de origem africana, como o jongo ou a congada, a festa acaba com queima de fogos.

Preparação do grupo folclórico que faz a apresentação da congada na frente da Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito.
A rua do Comércio é uma via importante no Centro Histórico de Paraty. Ao final dela, à direita, fica a Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito.

Para os que adoram rituais religiosos, escolhi este vídeo, da Festa de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito de 2019, para que vejam como um povo devoto e cheio de espontaneidade abraça com paixão e zelo todas as etapas da celebração. Não se importe com a simplicidade na qualidade das filmagens, o valioso é perceber o envolvimento do povo de Paraty com a festa. Vamos ao vídeo.

Festa de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito de 2019

Programação Religiosa da Festa do Rosário e São Benedito:

 1 – 12 de novembro (sexta) às 17h – Levantamento dos mastros com a Nossa Senhora do Rosário e com o São Benedito ao lado da Igreja.

 2 – 12 de novembro (sexta) e dia 21 de novembro (domingo) às 6h da manhã – Alvorada com a Banda Santa Cecília, com saída da Igreja.

3 – De 12 ao dia 21 de novembro às 19h – Procissão com saída da Igreja em direção à Igreja da Matriz.

4 – 20 de novembro (sábado) às 9h – O “Bando Precatório” sai da Cantina Paroquial numa procissão de bandeiras, com folia e música, recolhendo donativos. Ao final o almoço de confraternização.

5 – 20 de novembro (sábado) – Após a missa das 19h na Igreja Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, os devotos saem em procissão para a Igreja Matriz, onde ocorre a Coroação do Rei Congo e sua esposa. 

6 – 21 de novembro (domingo) – Missa Solene, grande procissão, queima de fogos e escolha do novo festeiro.

Como já destaquei anteriormente, estive em Paraty em agosto para colher mais informes sobre a festa, além de ter visitado a aldeia dos índios da tribo Pataxó, em Tarituba, e o Quilombo do Campinho da Independência. Meu objetivo foi ter mais material e fotos de Paraty para a produção de novos posts dessa linda cidade colonial, entretanto ainda não destaquei a sorte grande que tive ao escolher para minha estadia a Pousada Casa de Paulo Autran, uma Guest House excepcional, com tudo de primeira, um serviço de categoria cinco estrelas, numa linda e charmosa casa colonial no Centro Histórico, que foi moradia do grande ator. Além de tudo, tive o mais importante: o carinho, o acolhimento e a hospitalidade da proprietária e sua fiel escudeira, Patrícia e Rita. Para aguçar um gostinho de que, indo a Paraty, não pense em outra pousada, senão na Casa de Paulo Autran, destaco o vídeo.

Pousada Casa de Paulo Autran

Mural de fotos da Pousada Casa de Paulo Autran

A fachada na Rua Aurora n º 192, no Centro Histórico de Paraty.
O salão do maravilhoso café da manhã.
Sala de estar com cachaça de Paraty, um delicioso aperitivo de cortesia.
Quarto especial para um visitante exigente.
Varanda aconchegante da suíte dupla.

Que tal então passar alguns dias na casa que pertenceu ao grande ator Paulo Autran, no Centro Histórico de Paraty?

Contatos da Pousada Casa de Paulo Autran:

1 – Reservas: (11) 97083-2075 (Ângelo)

2 – E-mail: acasadepauloautran@gmail.com

3 – Instagram: https://www.instagram.com/acasadepauloautran

4 – Twitter: https://www.twitter.com/acasadepauloaut

5 – Site: https://www.acasadepauloautran.com/

Acredito que alguns saibam que Paraty, desde outubro de 2017, foi indicada a integrar a Rede de Cidades Criativas da UNESCO na área da Gastronomia. Essa indicação é bastante importante, pois confirma a existência de um polo gastronômico de alto gabarito na cidade. Sendo assim, mesmo que digam que os preços são altos, refute, pois vale muito saborear um bom prato num dos restaurantes que você venha a escolher.

Numa viagem, quando se vive momentos de puro prazer e plena satisfação ao saborear uma boa comida, jamais se esquece. Em Paraty esse momento ocorreu no excelente jantar no Restaurante Caminho do Ouro, e tenho certo de que não o apagarei de minha memória. Antes da escolha do restaurante, pesquisei, li dicas importantes e percebi que havia sempre rasgados elogios ao Caminho do Ouro. Então, mesmo depois de muito analisar a qualidade dos restaurantes, tive a boa sorte de confirmar que merecidamente essas manifestações positivas eram totalmente verdadeiras.

Fachada do Restaurante Caminho do Ouro, na rua Dr. Samuel Costa nº 236.

O atendimento foi impecável num ambiente charmoso em pleno Centro Histórico, bem próximo da Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito. O cardápio oferece pratos contemporâneos inspirados na culinária local de Paraty, tipicamente caiçara, mas com toques e misturas da cozinha internacional. A chef Ronara é de uma competência ímpar. No jantar dos deuses foi servido um magnífico “cuisse de canard com risoto ao funghi”.

Contatos do Restaurante Caminho do Ouro:

1 – Reservas: (24) 98876-1899 e (24) 3371 1689

2 – Site: http://www.restcaminhodoouro.wixsite.com/paraty

3 – Instagram: https://www.instagram.com/caminhodoouro/ 

4 – Endereço: R. Dr. Samuel Costa, 236 – Centro Histórico.

5 – Slogan: “Servimos Emoções”.

Mural de fotos do Restaurante Caminho do Ouro.

Interior do restaurante com singelos arranjos decorativos nas mesas.
Um dos pratos mais sofisticados do restaurante.
Quem não fica com água na boca com esse prato?
A decoração do interior do restaurante é de extremo bom gosto.
Camarões e robalo são pratos importantes no cardápio.
O meu jantar dos deuses no Restaurante Caminho do Ouro foi um magnífico “cuisse de canard com risoto ao funghi”.

O blog ainda voltará a falar sobre essa linda cidade colonial do estado do Rio de Janeiro, enfocando a presença da aldeia dos índios da tribo Pataxó, além da história e do turismo sustentável implementado pelos quilombolas no Quilombo do Campinho da Independência. Paraty é uma cidade em ebulição e constante transformação e que merece uma visita de uma semana para melhor conhecê-la. Eu volto entre os dias 16 e 22 de novembro para a Festa de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito. Vamos?

A imagem de destaque foi retirada do site: https://dioceseitaguai.org.br/missa-e-procissao-em-honra-a-sao-benedito-e-n-s-do-rosario/.

Compartilhe com os seus amigos.
Share on Facebook
Facebook
Email this to someone
email
Share on LinkedIn
Linkedin
Print this page
Print

34 thoughts on “Paraty – cidade das festas”

  1. Perfeito. Uma aula e tanto. Fotografias ótimas. Faça muitas mais viagens inspiradoras como essa. Quero conhecer mais Paraty através de você. Obrigada.

  2. Aaaaaaah, seu Ronaldo. Que texto incrível e riquíssimo. Tantas coisas que eu ainda não conhecia sobre Paraty. Já quero correr de volta para lá.

    1. Thatyane, seguidora do blog. Que bom você gostou do post de Paraty. Se marcar uma ida, hospede-se na Casa de Paulo Autran que você vai gostar (pode reservar através do banner que possuo nas páginas do blog). O restaurante é maravilhoso, não fica devendo a nenhum bom francês, pode confiar!!!! A Festa do Rosário deverá ser muito interessante essa ano, já que os devotos não puderam organizá-la no ano passado devido a pandemia. O povo de Paraty é incrível e muito acolhedor. Estou indo para a festa de 16 a 22 de novembro. Gosto muito dessas festas religiosas do interior.

    1. Deborah, seguidora do blog. Que bom que despertei o desejo de você voltar a Paraty e hospedando na Casa de Paulo Autran será melhor ainda. O restaurante é maravilhoso, não fica devendo a nenhum bom francês, pode confiar!!!!

    1. Carmen, seguidora do blog. Que bom que você gostou da minha aula sobre a Festa do Rosário e São Benedito de Paraty, o seu elogio me faz bem feliz. Se visitar Paraty, indico que se hospede na Casa de Paulo Autran. O restaurante é maravilhoso, não fica devendo a nenhum bom francês, pode confiar!!!!

    1. Juliane, seguidora do blog. Que bom que você gostou do roteiro histórica da Festa do Rosário e São Benedito de Paraty, o seu elogio me faz continuar nesse caminho. Se visitar Paraty, indico que se hospede na Casa de Paulo Autran. O restaurante é maravilhoso, não fica devendo a nenhum bom francês, pode confiar!!!!

    1. João, seguidor do blog. Paraty é linda e já tivemos a oportunidade de fazer visitas memoráveis a essa linda cidade colonial: picada de mosquito em Paraty-Mirim, Réveillon de 1991, passeio de escuna até a praia Vermelha eu tonto e quase bêbado e outras lembranças… Eu tenho somente boas lembranças….

    1. Luna, seguidora do blog. Se voltar a Paraty, hospede-se na Casa de Paulo Autran você vai gostar. O restaurante é maravilhoso, não fica devendo a nenhum bom francês, pode confiar!!!! Estou indo para a festa de 16 a 22 de novembro. Gosto muito dessas festas religiosas do interior.

  3. Paraty linda cidade, sempre que posso vou visitá-la e não canso de apreciar sua arquitetura. Amei as fotos, principalmente da igreja do Rosário que nunca tive a oportunidade de vê-la no seu interior, sempre que fui estava fechada para obras ou manutenção.

    1. Mauro, seguidor do blog. Que bom você gosta de Paraty. Se voltar, hospedando na Casa de Paulo Autran você vai gostar muito mais. O restaurante é maravilhoso, não fica devendo a nenhum bom francês, pode confiar!!!! Realmente a Igreja do Rosário fica muito fechada, mas em agosto eu fiz contato prévio e pude entrar depois da hora da visita. Estou indo para a festa de 16 a 22 de novembro. Gosto muito dessas festas religiosas do interior.

    1. Hélida, seguidora do blog. Que bom você gosta de Paraty. Se voltar, hospedando na Casa de Paulo Autran você vai gostar muito mais. O restaurante é maravilhoso, não fica devendo a nenhum bom francês, pode confiar!!!!

    1. João Ferraz, seguidor do blog. É singela mas forte de símbolos seculares, pois no caso da Festa do Rosário e São Benedito já acontece desde 1750. Eu já fui e vou voltar agora do dia 16 até 22 de novembro. Já estou com reserva num hotel. Pensa e marque… E indico que se hospede na Casa de Paulo Autran. O restaurante é maravilhoso, não fica devendo a nenhum bom francês, pode confiar!!!!

    1. Claudia, seguidora do blog, que bom você gostou do post de Paraty. Quando fizer um grupo para Paraty, faça contato com a Casa de Paulo Autran, pois ela é incrível e a Patrícia, dona da pousada recebe como ninguém. O restaurante é maravilhoso, não fica devendo a nenhum bom francês, pode confiar!!!!

  4. Estava procurando informações sobre Paraty e neste blog consegui o que encontrava. Parabéns! Vou seguir suas indicações e conhecer essa linda cidade 😉

    1. Viviana, seguidora do blog. Que bom que vc vai a Paraty, pois é tão linda e interessante quanto Tiradentes, onde você esteve recente. Eu volto do dia 16 até 22 de novembro.

    1. Cida, seguidora do blog. Que bom que vc ficou com vontade de conhecer Paraty, daí é um pulo para desfrutar dessa cidade incrível. Eu volto do dia 16 até 22 de novembro.

  5. Paraty é uma cidade belíssima que guarda em sua arquitetura uma parte importante da história do nosso País. Voltarei a Paraty, especialmente, para me hospedar na Pousada Casa de Paulo Autran, e comer no fantástico restaurante Caminho do Ouro. Ronaldo, como sempre, nos presenteando com belas fotos de suas viagens, além de acrescentar muita cultura. Obrigada!!

    1. Tania, seguidora do blog. Que bom que despertei o desejo de você voltar a Paraty e hospedando na Casa de Paulo Autran será melhor ainda. O restaurante é maravilhoso, não fica devendo a nenhum bom francês, pode confiar!!!!

    1. Marcio Soares, grande amigo de Bremen. Que bom que você gostou da compilação histórica de Paraty, ainda mais seguro fico, quando o elogio vem de um historiador. Se voltar a Paraty, indico que se hospede na Casa de Paulo Autran. O restaurante é maravilhoso, não fica devendo a nenhum bom francês, pode confiar!!!!

    1. Mariza, seguidora do blog. Que bom você gostou do post de Paraty. Se voltar, hospedando na Casa de Paulo Autran será melhor ainda. O restaurante é maravilhoso, não fica devendo a nenhum bom francês, pode confiar!!!!

  6. Essa cidade transpira história. Uma arquitetura especial e autêntica que encanta nossos olhos. Quanto à gastronomia delícias que encantam nosso paladar. Já visitei Paraty quatro vezes e não deixo de querer retornar. O acervo de fotos deste documento está muito bom e representativo. 🌟🌟🌟🌟🌟🌟🌟🌟

    1. Mario, seguidor do blog. Que bom que você gostou das fotos de Paraty. Voltando pela quinta vez, indico que se hospede na Casa de Paulo Autran. O restaurante é maravilhoso, não fica devendo a nenhum bom francês, pode confiar!!!!

Gostou? Deixe aqui o seu comentário.