A Catalunha desfruta de uma saúde extraordinária em termos de riqueza cultural, espalhada por todo o seu território, entretanto Tossa de Mar se destaca na zona litorânea do Mar Mediterrâneo e possui belas locações na Espanha para que um visitante tire belas fotografias. A cidade possui uma população em torno de 6 mil habitantes e está localizada numa das mais lindas regiões da Europa: a Costa Brava.

A linda praia de Tossa de Mar, sua fortaleza e o promontório ao fundo.

Tossa de Mar é indescritível, pois mistura beleza natural com a história da Idade Média. A cidade tem uma área fortificada, denominada de Cidade Velha, que foi construída entre os séculos XII e XIV com o objetivo de defender a cidade de ataques piratas. É a única cidade litorânea da Catalunha que ainda possui uma fortaleza medieval intacta e preservada. Em seu perímetro encontram-se várias portas de acesso e sete torres no formato cilíndrico, entretanto três se destacam por possuir maiores dimensões: a torre de Menagem, a torre do Relógio e a torre d’en Joanàs.

A fortaleza de Tossa de Mar.

A linda fortaleza está localizada no sopé da encosta noroeste do promontório, em frente à baia de Tossa. O interior da área amuralhada é o ponto máximo de Tossa de Mar, com suas ruas estreitas e íngremes, casarios medievais, bares, restaurantes e lojas para todos os gostos.

Sem sombra de dúvida é um dos lugares mais charmosos da cidade, onde o melhor é, após uma boa caminhada, buscar um ponto de parada em que se possa vislumbrar a bela vista, sentar e pedir um drink. Eu escolhi um saboroso Aperol Spritz no Bar Pirata, na Carrer del Portal, 32, para, assim, poder fitar toda a beleza do Mar Mediterrâneo. Um deslumbre!

Belos casarios e uma das torres da fortaleza de Tossa de Mar.
A Baía de Tossa vista a partir de um parapeito da fortaleza de Tossa de Mar.
Tossa de Mar é um sítio de rara beleza.

Passei dois dias em Tossa de Mar e usufruí dias de sol, tempo claro, céu azul, mar calmo e praias cheias de turistas. Realmente é um lugar caro e acabei por ter que gastar um pouco mais em hotel, comida, vaga para o carro alugado etc. Percebe-se que durante o período de agosto a maioria dos visitantes é oriunda do norte da Europa e possui alto poder aquisitivo.

Mar calmo com praias cheias de turistas em Tossa de Mar.

Quando cheguei a Tossa de Mar fiquei um pouco preocupado com os custos, principalmente nos restaurantes. Levantando os preços, vi que para almoçar teria que pagar uns 35 euros no mínimo, o que me assustou, mas sempre resolvo a situação de forma bem popular. Dirigi-me a um garçom que estava parado numa esquina, fumando, e sondei sobre algum restaurante mais barato, então ele me indicou um onde já havia trabalhado. Sorte grande, já passava das 16h e fui ao restaurante indicado, o La Cantina, na Passatge de Sa Sassola, 3. Adorei o preço e o atendimento, e o menu do dia, completo, saiu por 12 euros. Um detalhe: a boa cozinheira era colombiana

Restaurante La Cantina.

Tossa de Mar fica localizada na porção sudeste da província de Girona, sendo uma cidade litorânea na bela Costa Brava. Como meio de acesso, possui as estradas GI – 682 e GI – 681, estando localizada a 88 km de Barcelona e ​​a 40 km de Girona.

Turistas de Tossa de Mar são, na maioria, oriundos do norte da Europa.

Tossa de Mar é deslumbrante em todos os momentos do dia, mas quando começa a anoitecer o charme aumenta com a bela luz azul do céu, que associada à iluminação da fortaleza ajuda muito para que as fotos fiquem lindas.

Belos momentos de Tossa de Mar ao anoitecer.

A igreja de Sant Vicenç, paróquia neoclássica de Tossa de Mar, foi construída em 1755, numa época em que a antiga igreja do século XV, na Cidade Velha, havia se tornado pequena demais para a congregação, devido ao crescimento e expansão de Tossa além de seus muros. A igreja foi originalmente decorada com retábulos e imagens barrocas simples. Infelizmente, porém, esse valioso patrimônio desapareceu durante a Guerra Civil Espanhola, com exceção de um altar da Imaculada Conceição.

Igreja de Sant Vicenç, paróquia neoclássica de Tossa de Mar.

Na segunda noite em que estive em Tossa de Mar tive um sono muito intranquilo porque no dia seguinte, após o café da manhã, deixaria aquele lindo paraíso. Como não consegui dormir muito bem, às 5 h da madrugada saí pela cidade em direção à proximidade da fortaleza, levando apenas o celular e a chave do hotel. Foi o suficiente para registrar momentos incríveis.

Uma das ruas principais de Tossa de Mar às 5 h da madrugada.
Barcos sozinhos às 5 h da madrugada na Praia Grande de Tossa de Mar.
Um lindo nascer do Sol em Tossa de Mar.
A orla de Tossa de Mar às 5 h da madrugada.

Comentarei minha inusitada incursão na vida matutina de Tossa de Mar. Foi muito interessante ver o raiar do dia junto com serviços essenciais sendo feitos com rigor e presteza por varredores de rua, limpadores da areia da praia, entregadores de restaurantes, policiais em vigília e funcionários chegando para um novo dia de trabalho,  além de presenciar jovens na areia curando a ressaca de uma longa noite de bebedeira.

Assim foi que, feliz, voltei ao hotel, dormi o sono dos justos e acordei pensando que tudo tinha sido um sonho, mas as imagens que estavam no meu celular confirmaram a realidade. Divido esse sonho com você.

Outro belo momento do nascer do Sol em Tossa de Mar.
Uma das entradas da fortaleza de Tossa de Mar.

Para concluir a viagem a Tossa de Mar, veja o vídeo narrado por um português, em que são apresentadas belas imagens dessa pequena pérola do Mediterrâneo.

Que tal, então, fazer uma visita a Tossa de Mar? Estava certo de retornar, mas tive que cancelar minha última viagem planejada à Espanha. Numa nova oportunidade voltarei, pois, apesar de ser um destino caro, é uma empolgante cidade, onde não tem preço viver momentos de enorme grandiosidade, principalmente às 5 h da madrugada. Vamos?

Compartilhe com os seus amigos.
Share on Facebook
Facebook
Email this to someone
email
Share on LinkedIn
Linkedin
Print this page
Print

11 thoughts on “Tossa de Mar – fortaleza à beira mar”

  1. Adorei a tua experiência e, certamente, meu marido e eu iremos pensar sobre visitar Tossa del Mar na próxima viagem, se a Europa, após a pandemia, estará aberta a nós brasileiros!

    1. Obrigado pelos seus comentários Paolina, tenho feito muito para que minhas descrições dos territórios leve cada um a sentir como se estivesse viajando e se emocionando comigo.

    1. Obrigado pelos seus comentários Hélida. O blog tem como objetivo detalhar minhas experiências de viagens e fazer com que cada um sinta como se estivesse viajando e se emocionando comigo.

  2. Os posts do seu blog, Ronaldo Wilken, são inspiradores.

    Tá aí mais um lugar que sonho em conhecer.

    Parabéns, sucesso ao Blog e continue escrevendo. E fotografando!
    Lindas fotografias por sinal.

    Grande abraço!!!

    1. Caro amigo Douglas. Obrigado pelo seu comentário. O lugar realmente é sonho. E é certo que neste post todas as fotos são minhas. Eu gostei muito de ter tirado as fotos. Tenho mais fotos de Tossa de Mar, mas o post já têm 20…

  3. Querida afilhada Raisa. Muito Obrigado pelo seu comentário. O lugar realmente é lindo e todas as fotos são minhas….

    1. Querida afilhada Raisa. Muito Obrigado pelo seu comentário. O lugar realmente é lindo e todas as fotos são minhas…. Eu respondi em local errado… Mas está aqui a minha resposta Raisa. Beijos!!!!!!

    1. Querido amigo Bruno. Muito Obrigado pelo comentário. O lugar realmente é belo e o melhor: todas as fotos são minhas….

Deixe uma resposta